terça-feira, 19 de junho de 2012

A Ovelhinha Gadanha passeia por Buarcos

No dia 13 de Junho de 2012, levámos a Gadanha a passear a pé para conhecer os monumentos mais importantes da freguesia de Buarcos. 
O passeio foi muito longo e a Gadanha a estava cansada, por isso foi o Rúben que a levou ao colo. 
O dia estava muito agradável, uma temperatura amena. Saímos da escola por volta das 10h.
A primeira paragem foi junto à estátua da varina, uma das figuras típicas de Buarcos que antigamente vendia o peixe fresquinho, apregoando pelas ruas: “sardinha da areiaaaaa!” Seguimos para a Muralha, onde lamentavelmente vimos lixo no chão, não se admite esta situação, porque a nossa freguesia tem muitos recipientes espalhados por todo lado, para que as pessoas depositem o lixo. 



Fomos até à Capela de Nossa Senhora da Conceição, aqui admiramos a beleza desta capela construída em 1536, onde os familiares dos pescadores iam rezar para que não lhes acontecesse nada de mal no mar. O passeio continuou pelas belas ruas de Buarcos, enfeitadas com várias flores, às janelas e às portas das casas. Por fim, chegámos à Igreja de S. Pedro, outra maravilha da nossa terra, tem um altar todo feito em pedra, que a população montou pedra a pedra. Saímos desta igreja e passamos pela Igreja da Misericórdia, pelo pelourinho dos Redondos e pelo Castelo de Buarcos.


2º ano, Prof. Ana Paula Vaz

Sem comentários: